Nosso blog é a reunião de tudo que existe de melhor no mundo: amizade, amor, livros, séries, games e filmes. Bem vindo à Sociedade do Anel!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha: Clube da Luta

Oi, pessoal!
Vim compartilhar a primeira resenha da minha vida! Eeee
E como eu havia dito no post anterior, é de um livro que ganhei de aniversário e que vinha querendo há anos. Sem mais delongas, o livro é o Clube da Luta de Chuck Palahniuk.
IMPORTANTE: Ao escrever esse texto, estou quebrando tanto a primeira, quanto a segunda regra do clube. Sinto muito por isso.
Bem, devo começar dizendo que não conhecia o enredo e que mesmo sem saber o que esperar, fui surpreendida.
A história é muito diferente de tudo que já li. É ácida, irônica, profunda e misteriosa.
O livro é narrado em primeira pessoa por um cara comum, com um emprego e apartamentos medianos. Contudo, sofre ele de insônia, o que o leva a participar semanalmente de grupos de apoio a pessoas com determinadas doenças, como câncer, parasitas cerebrais, entre outros. Estranhamente, conviver com pessoas com tamanhos problemas faz com que ele se sinta um pouco melhor em relação a sua própria vida e consiga dormir. Em um desses encontros, conhece Marla Singer, uma mulher suicida, viciada e depressiva, com quem Tyler, o outro protagonista do livro se envolve.
Tyler, falando nisso, é o cara. Inteligente, corajoso, agressivo e com uma filosofia de vida única, entra na vida do nosso narrador após este último encontrar seu apartamento destruído depois de uma estranha explosão.
Juntos, fundam o clube da luta, um encontro semanal que dura apenas 5h e ocorre no porão de um bar. As regras são simples: dois homens lutam de cada vez e a luta dura o tempo que precisar durar. O evento devolve a esses caras a calma, o sentimento de poder e controle.
Com o tempo, o clube se torna super popular, muitas outras filiais são abertas e o sistema evolui. Nosso narrador e Tyler fundam o Projeto Desordem e Destruição, que tem como objetivo destruir a civilização para que ela tenha a oportunidade de começar melhor.
A partir daí, o narrador tem problemas com as mudanças de sua vida, com seu trabalho, com a casa que em que ele e Tyler vivem e que vira uma fábrica de sabão e com o constante cansaço, que entende ser decorrente da insônia que o atormenta.
O desfecho do livro é genial. Algo que não imaginei, realmente.
O começo é um tanto quanto difícil, o autor não se preocupa em dar todas as respostas, nem em fazer uma longa e clara descrição. Ele usa frases de efeito, curtas, mistura ao cenário reflexões do narrador. Mas devo dizer que após me acostumar ao tipo de narrativa, acei muito interessante. Desperta a curiosidade e torna a leitura muito boa.
É também um livro forte, com personagens no limite psicologicamente, violentos e com poucos escrúpulos,atingindo o fundo do poço, como costumam dizer na história, envolvidos em relações pouco saudáveis. Tudo isso contribui para a construção de um enredo um tanto sombrio, mas muito divertido.
Enfim, como eu disse, é um livro inteligente e surpreendente e gostei muito da experiência. Valeu a pena toda a espera. Agora quero ver o filme!
E vocês, já leram o Clube da Luta? O que acharam?
Bjs e até quinta


6 comentários:

  1. Li o Clube da Luta a pouco tempo e também gostei muito da experiencia de leitura, o autor mistura muita coisa, mas não achei que ficou confuso, foi divertido e como você disse, sombrio.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não achei confuso, não. Um pouco complexo, talvez, mas de uma maneira muito positiva<3

      Obrigada pela visita! bjs

      Excluir
  2. Vejo muita gente falando sobre esse livro, e pelo que vi você gostou. Adoro livros inteligentes...acho que vou ler ele em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos duas, Amanda haha tenho um fraco mt grande por livros/personagens inteligentes <3
      Obrigada pela visita, bjs!

      Excluir
  3. Oi!
    Esse filme já foi indicado a mim varias vezes, mas nunca consigo assistir, não sabia que tinha livro, vou dar uma olhada =D
    Amei a resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Tem sim! E é muito bom viu!

      Obrigada pela visita <3
      bjs

      Excluir