Nosso blog é a reunião de tudo que existe de melhor no mundo: amizade, amor, livros, séries, games e filmes. Bem vindo à Sociedade do Anel!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Resenha "Sob a Redoma"

Oi, pessoal!
Essa semana li dois livros, mas optei por resenhar um que havia lido em janeiro e que é o primeiro da minha vida escrito pelo mestre Stephen King. O nome da obra é Sob a Redoma.
Minha relação com a estória começou, na verdade, assistindo à série, porque meu namorado era viciado. Gostei bastante e então decidi ler o livro.
Devo dizer que terminei a leitura de suas 954 páginas em 3 ou 4 dias, o que diz muito sobre a obra. É daquelas que não te deixam em paz antes de terminar. Sabe quando você para de ler e sua cabeça continua na estória, tentando desvendar os mistérios do enredo? Então... Sob a redoma.
A trata, como a própria sinopse e a capa sugerem, começa quando uma pequena cidade do Maine chamada Chester's Mill é isolada do restante do mundo por um campo de força invisível; uma redoma completamente insuperável cai sobre a cidade, impossibilitando qualquer espécie de tráfego para dentro ou fora.

O enredo se passa, portanto, nos limites interiores da redoma, onde somos apresentados a diversos personagens muito bem construídos e realistas: inteligente e justo Dale, curiosa e corajosa Julia, corrupto e inescrupuloso Big Jim, desequilibrado e perigoso Junior.
Ao longo dos capítulos, nós acompanhamos a sobrevivência dentro da redoma e as mudanças nos ânimos dos moradores da cidade que estão tendo a experiência única de uma vida toda.


E o que achei do livro? Fantástico. Provavelmente minha melhor leitura de 2015 - até agora.
Uma das coisas que me agradaram muito foi a abordagem do autor. Isso porque, como eu disse, comecei assistindo à série e lá o enfoque é na redoma em si, em como enfrentá-la e nos mistérios que ela traz. Já no livro - e aí eu gamei rs - a ênfase é no comportamento humano quando isolado e cada vez mais ciente de suas necessidades básicas. O homem ameaça voltar a seu estado primitivo e coisas ruins - ainda piores que os  acontecimentos inexplicáveis - são causadas.
Essa pegada me lembrou um pouco Ensaio sobre a Cegueira do Saramago..
Enfim, por isso mesmo gostei muito mais do livro do que da série (que por sinal é muuuuuuito diferente).
Quanto ao final, a explicação para a redoma é surpreendente e muito interessante, mas acho que eu esperava algo mais TCHAAAM rs.
Mas de qualquer forma, adorei o livro e recomendo fortemente. Agora pretendo ler os outros do Stephen King :D
E vocês? Conhecem as obras do mestre? Já leram Sob a redoma?

Beijos, pessoal e até quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário