Nosso blog é a reunião de tudo que existe de melhor no mundo: amizade, amor, livros, séries, games e filmes. Bem vindo à Sociedade do Anel!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Resenha do livro "Mau Começo"

Oi, galera! Como estão nessa quinta feira?
O livro que eu trouxe para vocês hoje é um dooce, embora, como bem diga o autor em incontáveis momentos (até na sinopse) não se trata de uma história feliz.



Tenho certeza que todo mundo  - ou quase - já assistiu ou conhece o filme Desventuras em Série com o Jim Carrey. Pois bem, o livro de hoje é o primeiro dessa coleção que conta com 13 livros!
Mau Começo conta a história dos irmãos Baudelaire, Violet, Klaus e a baby Sunny, que perdem os pais logo nas primeiras páginas e são obrigados a viver com um primo distante,  Conde Olaf.
O que ninguém imagina é que o novo in loco parentis é uma pessoa absurdamente desprezível e que só está interessado na fortuna dos pequenos órfãos.


Com o decorrer da história, nosso vilão maltrata os pequenos, elabora planos malignos para tomar sua herança e mostra-se surpreendentemente obscuro para uma história infantil.
As três crianças, por outro lado, são incrivelmente fofas. Violet, a mais velha, é extremamente inteligente e criativa, uma inventora. Klaus também se destaca pela inteligência e pelo amor aos livros. E a bebê Sunny.. aiii, demais! haha O narrador descreve suas falas monossilábicas e ainda atribui significado ao que a neném poderia estar dizendo com "Iuuu", por exemplo. Esse foi um ponto que me tirou sorrisos várias vezes durante a narrativa.
Bem, se vocês viram meu top 10 já sabem que eu amo um livro infantil e meu sentimento por esse não foi diferente.
Temos personagens unidos, amáveis, bondosos, gentis e  inteligentes. Ok. Mas além disso, e contra todas as possibilidades, temos um Conde Olaf maldoso o suficiente para estar presente em uma trama adulta, além do ar gótico atribuído ao livro infantil, justamente por conta das inúmeras tragédias e dificuldades que os irmãos precisam enfrentar.
A soma de todos esses elementos fazem o leitor ficar aflito, porque, poxa vida, são crianças sofrendo! haha É o tipo de leitura que você faz rapidinho, porque, além da própria natureza e tamnho do livro, você se preocupa com os Baudelaire e quer ler logo para saber como eles vão lidar com os problemas que a vida tão cedo lhes inflige.
E bem.. o final não é feliz. Por isso preciso partir para o segundo volume rapidamente! haha
Enfim, gostei muito de "Mau Começo" e estou ansiosa para ler a coleção toda.
E vocês, já leram ou viram o filme? O que acharam?

Beijos, pessoal, e até quinta!


Um comentário:

  1. Eu fiquei muito angustiada quando vi o filme, quando você acha que vai acontecer algo bom dá tudo errado de novo hahaha. Apesar do sofrimento com eles gostei bastante do filme com certeza também vou gostar do livro.

    ResponderExcluir