Nosso blog é a reunião de tudo que existe de melhor no mundo: amizade, amor, livros, séries, games e filmes. Bem vindo à Sociedade do Anel!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Resenha do livro "Quem é você, Alasca?"

(*contém spoilers)

Boa tarde, gente, tudo bem?

Hoje  a resenha é do segundo livro do John Green que li. O primeiro foi A Culpa é das Estrelas e só li, porque queria checar a estória antes de assistir ao filme, já que não é meu gênero favorito. Contudo, confesso que acabei gostando bastante.
Então, minha prima amada pediu que eu lesse Quem é você, Alasca? e cá estou eu para falar sobre ele =)

Bom, o livro conta as aventuras de Miles e seus amigos (especialmente Coronel, Takumi, Lara e Alasca) no colégio interno que frequentam e a busca daquele pelo "Grande Talvez".


Miles, ou Bujão, como é apelidado ao chegar na escola, é um menino tímido, um tanto quanto deslocado e muito inteligente, que tem o peculiar hábito de conhecer/decorar as últimas palavras das pessoas.
Seu grupo de amigos é extremamente unido e leal uns aos outros e têm o costume de pregar trotes muito bem elaborados nos "Guerreiros de Segunda à Sexta", que são os alunos ricos, com quem vivem em conflito. Geralmente essas peças são pensadas pela Alasca, uma menina impulsiva, de humor variado, depressiva, infeliz e ao mesmo tempo divertida e radiante.
Sua personalidade é uma grande contradição, praticamente indecifrável, o que fascina os meninos do grupo (especialmente Miles), bem como os tira do sério.
O livro é dividido em "antes" e "depois" e o acontecimento fatídico que separa um momento do outro é  (SPOILER) a morte de Alasca em um acidente de carro, cujo motivo, acidente (mesmo!) ou suicídio não é deixado claro pelo autor (acho que foi suicídio decidido de última hora, uma desistência momentânea e eterna de viver).

Bom, eu gostei tanto desse livro quanto de A Culpa é das Estrelas, e, provavelmente, pelos mesmos motivos. Pelo pouco que li do John Green, deu para notar que ele tem um jeito todo dele de escrever (daqueles que você lê o livro e sabe quem escreveu, sem ter que ver o nome) e eu gosto desse jeito.
Quem é você, Alasca? é um livro levemente profundo, ou profundamente leve, não sei dizer com certeza.
É fácil de ser lido, é gostoso e bastante divertido, embora (como no ACEDE) os personagens sejam realmente inteligentes, profundos, complexos e bem construídos.
São jovens com citações de grandes autores, com questionamentos importantes e com gostos bastante apurados.
Estes elementos fazem com que seja aquele tipo de livro com uma estória de adolescentes à primeira vista e com reflexões filosóficas quando se para um minuto para pensar, o que me faz concluir que John Green é genial.
Enfim, gostei bastante de Quem é você, Alasca? e estou cogitando fazer o Cidades de Papel cortar fila haha
Espero que tenham curtido a resenha dessa semana, pessoal!
Beijos e até quinta!

Ps: Acho essa capa tão linda, além de casar muito com o enredo <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário